Alimentação Saudável

Alimentação saudável e cuidados nutricionais são importantes em todas as fases da vida e devem ser tratados com distinção em cada período.

Ter uma alimentação equilibrada é importante para fornecer todos os nutrientes necessários para manter as atividades diárias e promover um bem-estar físico e mental. Além disso, previne doenças crônicas.

A pirâmide dos alimentos apresentada a seguir mostra os grupos de alimentos e as porções de consumo recomendadas, considerando uma dieta de 2000 calorias por dia.


“Não se esqueça, você é o que você come! Sua saúde e felicidade começam com uma boa alimentação. ”

Principais Alimentos

Carboidratos:
São responsáveis por gerar energia para que o organismo possa realizar suas funções normais. São carboidratos: pães, arroz, massas, farinhas, milho e mandioca.

Proteínas:
São responsáveis pela construção de novos tecidos, pelo crescimento e pela reparação do desgaste natural dos tecidos. São proteínas: carnes, ovos, leguminosas, leite e derivados.

Óleos e Gorduras:
São necessários em uma quantidade mínima no organismo, pois realizam isolamento térmico, proteção contra choques e o transporte de algumas vitaminas. Alimentos ricos em óleos e gorduras: óleo, manteiga, abacate, castanhas, etc.

Legumes, Frutas e Verduras:
As frutas, legumes e verduras são ricos em fibra alimentar, minerais e diferentes tipos de vitaminas que protegem contra catarata e outras doenças da visão, além de auxiliar na imunidade do organismo.

“Lembre-se: não abuse no uso de sal e pimenta. Evite gorduras e não acrescente açúcar nas frutas e suco natural. ”

 

Alimente-se bem!

Nas principais refeições é preciso comer pelo menos um alimento de cada grupo, variando-os ao máximo e preferindo os naturais, frescos, de qualidade e próprios da estação do ano. Use temperos como alho, cebola, ervas frescas ou secas.

Não abuse no uso de sal e pimenta. Evite gorduras e não acrescente açúcar nas frutas e suco natural.
O desequilíbrio na ingestão destes grupos de alimentos pode ocasionar alterações de humor, prazer, apetite, sono e a médio/longo prazo pode levar a doenças crônicas (diabetes, obesidade, hipertensão e obesidade).

Amarelo e Laranja:
Estes alimentos (mamão, cenoura, manga, laranja, abóbora, caqui, pêssego, batata-doce), possuem carotenóides, vitaminas A e são benéficos para pele e para a visão, protegem o coração e ajudam a manter o sistema nervoso saudável;

Roxo e Azul:
Os alimentos azulados e arroxeados, como a uva, a ameixa, o figo, a beterraba, berinjela, repolho roxo possuem substâncias que cuidam do coração, auxiliam no controle do colesterol no sangue e retardam o envelhecimento;

Verde:
Os alimentos de cor verde (abacate, alface, brócolis, couve, chuchu, kiwi, brócolis, pepino, salsa, vagem e outros vegetais) contêm clorofila, ferro e vitamina A. Eles ajudam a dresintoxicar as células, auxiliam na defesa do organismo e proteger contra anemia;

Vermelho:
Alimentos vermelhos como morango, tomate, melancia, maçã, acerola, goiaba vermelha, framboesa, cereja e pimentão vermelho, possuem substâncias que diminuem o risco de alguns tipos de câncer, protegem o coração e estimulam a circulação do sangue;

Marrom:
Estes alimentos (nozes, aveia, castanhas, cereais integrais como arroz, trigo e centeio) são ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E. Estes nutrientes melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão e previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.

Dicas

  • Alimente-se equilibradamente, respeitando as porções e grupos alimentares;
  • Não permaneça em jejum, alimente-se de 5 a 6 vezes por dia.
  • Mastigue devagar, a refeição deve durar cerca de 15 a 20 minutos para haver saciedade e uma boa digestão;
  • Coma 5 porções de frutas por dia e vegetais crus e cozidos à vontade no almoço e jantar.
  • Diminua o consumo de gorduras animais e saturadas (leites integrais, carnes gordas, miúdos, embutidos, frios, queijos amarelos e frituras em geral);
  • Prefira grelhados, assados e cozidos ao preparar os alimentos;
  • Beba de 8 a 10 copos (2 litros) de água por dia;
  • Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e café.

Fonte: Dr. Walter Moschella Júnior

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *