Alimentação saudável e cuidados nutricionais são importantes em todas as fases da vida e devem ser tratados com distinção em cada período.
Ter uma alimentação equilibrada é importante para fornecer todos os nutrientes necessários para manter as atividades diárias e promover um bem-estar físico e mental. Além disso, previne doenças crônicas.
A pirâmide dos alimentos apresentada a seguir mostra os grupos de alimentos e as porções de consumo recomendadas, considerando uma dieta de 2000 calorias por dia.
“Não se esqueça, você é o que você come! Sua saúde e felicidade começam com uma boa alimentação. ”
Principais Alimentos
Carboidratos:
São responsáveis por gerar energia para que o organismo possa realizar suas funções normais. São carboidratos: pães, arroz, massas, farinhas, milho e mandioca.
Proteínas:
São responsáveis pela construção de novos tecidos, pelo crescimento e pela reparação do desgaste natural dos tecidos. São proteínas: carnes, ovos, leguminosas, leite e derivados.
Óleos e Gorduras:
São necessários em uma quantidade mínima no organismo, pois realizam isolamento térmico, proteção contra choques e o transporte de algumas vitaminas. Alimentos ricos em óleos e gorduras: óleo, manteiga, abacate, castanhas, etc.
Legumes, Frutas e Verduras:
As frutas, legumes e verduras são ricos em fibra alimentar, minerais e diferentes tipos de vitaminas que protegem contra catarata e outras doenças da visão, além de auxiliar na imunidade do organismo.
“Lembre-se: não abuse no uso de sal e pimenta. Evite gorduras e não acrescente açúcar nas frutas e suco natural. ”
Alimente-se bem!
Nas principais refeições é preciso comer pelo menos um alimento de cada grupo, variando-os ao máximo e preferindo os naturais, frescos, de qualidade e próprios da estação do ano. Use temperos como alho, cebola, ervas frescas ou secas.
Não abuse no uso de sal e pimenta. Evite gorduras e não acrescente açúcar nas frutas e suco natural.
O desequilíbrio na ingestão destes grupos de alimentos pode ocasionar alterações de humor, prazer, apetite, sono e a médio/longo prazo pode levar a doenças crônicas (diabetes, obesidade, hipertensão e obesidade).
Amarelo e Laranja:
Estes alimentos (mamão, cenoura, manga, laranja, abóbora, caqui, pêssego, batata-doce), possuem carotenóides, vitaminas A e são benéficos para pele e para a visão, protegem o coração e ajudam a manter o sistema nervoso saudável;
Roxo e Azul:
Os alimentos azulados e arroxeados, como a uva, a ameixa, o figo, a beterraba, berinjela, repolho roxo possuem substâncias que cuidam do coração, auxiliam no controle do colesterol no sangue e retardam o envelhecimento;
Verde:
Os alimentos de cor verde (abacate, alface, brócolis, couve, chuchu, kiwi, brócolis, pepino, salsa, vagem e outros vegetais) contêm clorofila, ferro e vitamina A. Eles ajudam a dresintoxicar as células, auxiliam na defesa do organismo e proteger contra anemia;
Vermelho:
Alimentos vermelhos como morango, tomate, melancia, maçã, acerola, goiaba vermelha, framboesa, cereja e pimentão vermelho, possuem substâncias que diminuem o risco de alguns tipos de câncer, protegem o coração e estimulam a circulação do sangue;
Marrom:
Estes alimentos (nozes, aveia, castanhas, cereais integrais como arroz, trigo e centeio) são ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E. Estes nutrientes melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão e previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.
Dicas
- Alimente-se equilibradamente, respeitando as porções e grupos alimentares;
- Não permaneça em jejum, alimente-se de 5 a 6 vezes por dia.
- Mastigue devagar, a refeição deve durar cerca de 15 a 20 minutos para haver saciedade e uma boa digestão;
- Coma 5 porções de frutas por dia e vegetais crus e cozidos à vontade no almoço e jantar.
- Diminua o consumo de gorduras animais e saturadas (leites integrais, carnes gordas, miúdos, embutidos, frios, queijos amarelos e frituras em geral);
- Prefira grelhados, assados e cozidos ao preparar os alimentos;
- Beba de 8 a 10 copos (2 litros) de água por dia;
- Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e café.
Fonte: Dr. Walter Moschella Júnior